"Daydi", um filme do Uzbequistão, viu a sua estreia cancelada naquele país a poucos dias da estreia. A razão: Morgan Freeman.

O célebre ator aparece em bastante material de promoção do "thriller" de ação, mas a autoridade responsável pela atribuição das licenças de exibição descobriu que existia um problema.

"O trailer do filme, banners e imagens que foram produzidas mostram o famoso ator Morgan Freeman. No entanto, o ator não aparece na cópia fornecida à agência", explica o comunicado.

A agência decidiu suspender o filme e acusou a produtora Timur Film que violação dos direitos dos consumidores.  Esta ainda não prestou esclarecimentos sobre o escândalo que entretanto passou as fronteiras.

A agência de notícias governamental Podrobno fez uma pesquisa e descobriu que as imagens, de um photoshop pouco subtil, foram retiradas de "Os Últimos Cavaleiros", um filme de ação mal recebido de 2015 onde Freeman interpretava Bartok, um envelhecido nobre mouro.

Já "Daydi", que se pode traduzir por "patife", tem a estrela local Mirolim Qilichev como um polícia que tem de proteger o país das ações de um implacável gangue de assassinos.

A estreia do filme depende agora da decisão de outra duas agências governamentais. Seja qual for a decisão, Morgan Freeman não está no elenco.