A curta-metragem “Circunstâncias”, realizada por José Paulo Santos, foi rodada no 'campus' da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e estreia-se no dia 30, na Universidade de Madrid, anunciou hoje a academia transmontana.

Segundo a UTAD, o filme foi rodado integralmente na capela e espaços envolventes do campus da universidade, na cidade de Vila Real.

Da autoria de José Paulo Santos, ex-aluno de mestrado em Ciências da Comunicação da UTAD, esta curta-metragem teve como atores alunos do curso de Teatro e Artes Performativas e contou com a participação especial da cantora e compositora Rita Redshoes.

A partir do cenário de um “conjunto de funerais que se repetem conforme as estações do ano”, o filme procura “uma reflexão sobre a efemeridade da vida”.

“Os funerais são encarados como momentos de encontro, momentos de pôr conversas em dia, ficando a vida em suspenso até ao próximo encontro: o próximo funeral. Como se o momento dos encontros fosse mais uma forma de sublimar as angústias da aproximação inevitável da morte”, explicou, em comunicado, a UTAD.

A estreia da curta-metragem ocorre na Faculdade de Informação da Universidade Complutense de Madrid, no dia 30 de março, numa organização do corpo docente das áreas do Cinema e Arte.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.