Artigo

Filme de Christian Bale rodado em Portugal alvo de conspiração na Internet

"The Promise" está a ser alvo de uma campanha persistente para ter a pior classificação possível num popular site de cinema.

"The Promise", um filme com Christian Bale e Oscar Isaacs que teve cenas rodadas em Portugal em setembro, está a ser alvo de uma persistente campanha de sabotagem.

As reações ds críticos de cinema não são muito favoráveis, mas no popular site Internet Movie Database, mais reconhecido pela sigla IMDB, "The Promise" já tem mais de 120 mil votos. Mais de 61 mil ficam pela nota mínima: uma estrela.

O problema? A estreia é só na sexta-feira, 21 de abril, começando nos EUA.

Até agora apenas foram feitas algumas sessões da antestreia em festivais em outubro do ano passado, o suficiente para que, no fim desse mês, as votações já chegassem às 90 mil.

"The Promise" chegou a ter 1,8 estrelas, colocando-o entre os 10 piores filmes de sempre no site.

Afinal, isto está a acontecer por causa de uma operação orquestrada por ativistas turcos na popular rede social İnci Sözlük com o objetivo de arrasar a classificação do filme, que se passa na altura do genocídio na Arménia nos primeiros anos do século XX, sempre negado pela Turquia,

"Tudo o que sei é que estivemos numa sala de cinema com 900 lugares com uma grande ovação no fim e depois vemos quase 100 mil pessoas que dizem que o filme é é mau", afirmou o produtor Mike Medavoy ao The Hollywood Reporter.

Revelando como as votações no popular site podem ser facilmente manipuladas pelos desestabilizadores "trolls", tanto num sentido como noutro, surgiu entretanto uma contra-reação e "The Promise" tem agora mais de 57 mil votos no IMDB a atribuir 10 estrelas. A média agora é de 5,2 e votação entre duas e nove estrelas é insignificante.

Estima-se que 1,5 milhões de arménios tenham sido mortos a partir de 1915, nos últimos anos do Império Otomano, que antecedeu a atual Turquia.

"The Promise" não tem ainda data de estreia prevista em Portugal.

Comentários