Artigo

Filme de estudante coloca Portugal no maior festival de animação do mundo

«Ptolmus», de Josemaria Rra, é este ano o único filme português a conseguir entrar na competição oficial do Festival Internacional do Filme de Animação de Annecy, o maior do género no mundo, que arranca hoje naquela cidade francesa.

Licenciado pela Escola das Artes da Universidade Católica, no Porto, Josemaria Rra concluiu o mestrado em animação por computador apresentando a curta-metragem «Ptolmus», que se tornou a única presença portuguesa na competição oficial do Festival Internacional do Filme de Animação de Annecy, o maior do mundo dedicado ao cinema animado, cuja 38ª edição arranca hoje e se prolonga até 15 de junho.

O filme foi feito a custo zero, com recurso a a software de animação gratuito, maioritariamente o «Blender», que pode ser encontrado na internet e utilizado sem qualquer despesa. A história envolve um homem e uma criatura não identificada, que têm uma conversa na qual o primeiro começa a mostrar a sua arrogância, em nome da raça humana. «Ptolmus» anda agora a percorrer o ciruito dos festivais, tendo já integrado as secções oficiais do Cinanima, da Monstra e do New York Portuguese Short Film Festival.

«Ptolmus» consegue agora a única participação portuguesa na edição deste ano do Festival de Annecy, na categoria de Filmes de Estudantes. Recorde-se que há três anos, o nosso país tinha conseguido a maior participação de sempre no evento, com sete filmes, mas, com a queda abrupta da produção motivada pela paragem dos financiamentos do estado, só uma fita nacional entrou em competição em cada um dos últimos dois anos.

Cerca de 2.400 filmes de aproximadamente 50 países foram apresentados à seleção nesta 38ª edição, com 230 filmes a entrarem na seleção oficial. O filme de abertura será «The Tale of Princess Kaguya», do veterano Isao Takahata, fundadsor do Studio Ghibli com Hayao Miyazaki, que será homenageado pelo festival.

Entre os grandes destaques desta edição contam-se a primeira apresentação pública de «Feast», a mais recente curta-metragem da Disney, e «Inside Out», o filme da Pixar com estreia a junho de 2015, cujas primeiras imagens serão apresentadas no evento por Pete Docter, realizador de «Up - Altamente» e «Monsters Inc - Monstros e Companhia».

Comentários