Artigo

Filme de suspense da Argentina vence Semana da Crítica de Cannes

«La Patota», realizado por Santiago Mitre e protagonizado pela atriz Dolores Fonzi, ganhou o Grande Prémio.

O filme argentino «La Patota» recebeu o Grande Prémio da Semana da Crítica no Festival de Cannes, que termina no próximo domingo.

O júri da secção independente do festival, presidido pela atriz e realizadora israelita, reconheceu no filme dirigido por Santiago Mitre e protagonizado por Dolores Fonzi «a originalidade do tema e o olhar sem conceções» sobre a história.

No centro surge Paulina, advogada idealista filha de um juiz que decide deixar um doutoramento para dar aulas a adolescentes numa zona carenciada e é violada por um grupo deles, vendo-se forçada a tomar decisões em solidão absoluta e perante a incompreensão de todos à sua volta.

«Remake» de um título de 1960 de Daniel Tinayre adaptado à atualidade e que levanta questões sobre a problemática da violência social, o filme chegava a Cannes com grandes expectativas, de acordo com os meios de comunicação social da Argentina.

A produção, que na versão internacional se chama «Paulina», foi igualmente bem recebida pelo público e tem a curiosidade de realizador e protagonista se terem apaixonado durante a rodagem.

Comentários