Artigo

Filme do dia: «Benfica-Torino 4-3»

Um documentário sobre uma tragédia que chocou Itália e Portugal: a queda do avião da equipa de futebol do Grande Torino, quando vinha de Lisboa onde tinha acabado de jogar com o Benfica.

A equipa do Grande Torino passa os seus últimos dias em Portugal, para participar no jogo amigável em homenagem a Francisco Ferreira. A 3 de Maio de 1949, no Jamor, o Benfica e o Torino vão mostrar um belo espetáculo de desporto, marcando sete golos no total. Mas no dia a seguir, na viagem de regresso, um trágico acidente de avião custa a vida a toda a equipa italiana. A desgraça gera grande comoção no mundo e nomeadamente em Portugal. Milhares de pessoas juntam-se à porta da embaixada de Itália para dar os seus pêsames.

Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo realizam este documentário sobre a tragédia de 1946, com a primeira a assinar também o argumento e o segundo a direção de fotografia.

«Benfica-Torino 4-3» é exibido hoje, 24 de março, às 15h15, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e repete a 13 de abril, às 16h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal.

Comentários