Artigo

Filme do dia: «Couleur de Peau: Miel»

Um filme de animação autobiográfico, que cruza imagens documentais e animadas, sobre a vida do coreano Jung Henin, adaptado da sua obra em BD.

Após a guerra da Coreia, cerca de 200 mil crianças coreanas foram enviadas para diferentes países do mundo. Jung foi acolhido por uma família belga em 1971. Numa mistura de imagens de animação e documentário, Jung adapta uma banda desenhada da sua autoria onde conta, com humor e emoção, momentos chave da sua vida: o orfanato na Coreia, a chegada à Bélgica, a vida familiar…

«Couleur de Peau: Miel» é co-realizado por Laurent Boileau com o próprio Jung Henin. Ao crescer na Bégica, Henin estudou Latim e Matemática e mais tarde Ilustração, e em 1987 começa a desenhar para as revistas Spirou e Tintin. Em 1991 edita o seu primeiro livro, em quatro tomos, «Yasuda» a que se seguem várias outras bandas-desenhadas de tom oriental. «Couleur de Peau: Miel», editado em 2007, é o primeiro álbum de uma nova trilogia.

Laurent Boileau trabalhou durante vários anos como operador de câmara em documentários para televisão e em 1999 estreia-se na realização com a série «L'Éducation en Questions», seguida em 2003 por «Un Collège pas Comme les Autres». Posteriormente realiza vários documentários sobre o mundo da BD, tais como «Les Artisans de l'Imaginaire» (2004). O filme «Couleur de Peau: Miel» junta assim a paixão de ambos pelo BD e pelo cinema de animação.

«Couleur de Peau: Miel» é exibido hoje, 12 de março, às 22h00, no cinema São Jorge, em Lisboa, e repete na sexta, dia 15, às 19h30, no Cinema City Alvalade.

Comentários