Artigo

Filme do dia: «Crulic: The Path to Beyond»

Um notável e muito premiado documentário em animação que conta a história de Claudiu Crulic, um cidadão romeno que morreu numa prisão polaca quando fazia greve de fome.

Claudiu Crulic, um romeno de 33 anos, está morto e conta do além as dificuldades que a mãe e a irmã tiveram em reconhecer-lhe o corpo, já que está significativamente mais magro que a última vez que o viram. Em 2007 ele foi preso por roubo na Polónia, embora estivesse na Itália na altura do crime. Os protestos de Crulic foram ignorados, os apelos à embaixada da Roménia também e ele começou uma greve de fome na prisão, que se revelará fatal.

«Crulic: The Path to Beyond», realizado por Anca Damian, é a primeira longa-metragem de animação romena em cerca de duas décadas e é feita com uma mistura de técnicas, que incluem desenho animado, animação de recorterds a partir de fotografias, «stop-motion» e animação informática.

A históra é verídica e tem ganho vários prémio, nomeadamente o de Melhor Longa-Metragem no último Festival de Cinema de Animação de Annecy.

«Crulic: The Path to Beyond» é exibido hoje, às 22h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Comentários