Artigo

Filme do dia: «From Up on Poppy Hill»

Um filme muito premiado que é uma das mais recentes obras do Studio Ghibli, que nos deu fitas como «A Viagem de Chihiro, realizada por Goro Miyazaki, filho de Hayo Miyazaki, co-autor do argumento.

No Japão do início da década de 60, Umi Matsuzaki é uma estudante de 16 anos que vive num edifício que aluga quartos, Coquelicot Manor. Quando Umi encontra Shun Kazama, um membro do clube do jornal da escola, eles decidem recuperar o espaço delapidado onde estão alojados os clubes do liceu, o Quartier Latin. Porém, Tokumaru, um homem de negócios e diretor do liceu, pretende demolir o edifício e Umi e Shun, juntamente com Shirō Mizunuma, tentam persuadi-lo a reconsiderar. Tudo isto se passa enquanto o país se prepara para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964.

O filme é a segunda longa-metragem da carreira de Goro Miyazaki, seguindo-se a «Tales from Earthsea» em 2006, e é baseado numa BD de Chizuru Takahashi e Tetsurō Sayam publicada em 1980. O argumento é de Hayao Miyazaki e Keiko Niwa e tem sido premiado nos mais importantes eventos ligados à animação japonesa, vencendo ainda o prémio de Melhor Animação do Ano nos troféus da Academia Japonesa de Cinema.

«From Up on Poppy Hill» é exibido hoje, 14 de março, no cinema São Jorge, em Lisboa.

Comentários