Artigo

Filme «Enemy» adaptado de «O homem duplicado» de Saramago estreia esta semana

O filme «Enemy», do realizador Denis Villeneuve, resultado de uma adaptação do livro «O homem duplicado», de José Saramago, estreia esta semana nas salas de cinema do país, quatro anos depois da morte do Nobel da Literatura.

O filme, que estreou em Espanha a 28 de março, tem como argumentista o espanhol Javier Gullón.

«Enemy», que conquistou o Prémio Méliès d'Argent no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, em Sitges, é realizado pelo canadiano Denis Villeneuve e conta com a participação dos atores Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon e Isabella Rossellini.

O filme foi este ano o principal vencedor dos prémios canadianos de cinema, conquistando cinco das dez categorias em que estava nomeado, incluindo melhor realização, melhor montagem, melhor fotografia, melhor música e melhor atriz secundária, Sarah Gadon.

Os produtores descrevem o filme como um thriller erótico que explora a mente de um homem em crise.

Adam (Jake Gyllenhaal) é um professor que leva uma vida monótona até que descobre a existência de Anthony, um ator de pouco relevo que é fisicamente igual a ele.

A estreia em Portugal acontece um dia depois de se assinalarem quatro anos sobre a morte de José Saramago, a 18 de junho de 2010.

Comentários