Bor, na Sérvia, foi outrora uma das maiores minas de cobre, mas actualmente não é mais que o maior buraco da Europa. Toda e Stefan, os melhores amigos, passam o seu primeiro Verão, após a conclusão do secundário, a fazer skate na mina abandonada e a filmar vídeos de estilo «Jackass». Quando a jovem Dunja chega de França para lá passar o Verão, tudo vai mudar na vida dos dois rapazes. Este é o ponto de partida de
«Tilva Rosh», o filme sérvio de
Nikola Lezaic que acaba de ganhar o galardão de Melhor Filme na edição deste ano do Estoril Film Festival, bem como o Prémio Cineuropa.

O Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa foi atribuído a
Isabelle Huppert, pela sua interpretação em
«Copacabana». O russo
«Reverse Motion», conquistou o Prémio Montblanc Melhor Argumento (para Andrey Stempkovsky, Anush Vardanyan e Givi Shavgulidze) merecendo ainda o director de fotografia do mesmo filme, Zaur Bolotayev, uma Menção Honrosa.

Já o Prémio Meo Melhor Curta-Metragem foi atribuído ex-aequo ao belga
«Sredni Vashtar», de Alana Osbourne, pelo Institut National Supérieur des Arts du Spectacle, e ao polaco
«Sing Me Too Sleep», de Magnus Arnesen, pelo The Polish National Film Television e Theatre School, cuma Menção Especial para
«Le Dernier Instant», de Bouchra Moutaharik.

Joana de Verona mereceu o Prémio L'Oreal Jovem Talento 2010 e a Etic - Escola Técnica de Imagem e Comunicação o Prémio Concurso Curtas-Metragens Canon.

O Estoril Film Festival atribuíram ainda prémios especiais a personalidades presentes no certame:
John Malkovich,
Marisa Paredes,
Alberto Garcia-Alix,
Baltazar Garzon e
Giya Kancheli.