Artigo

Filme turco «Winter Sleep» vence Palma de Ouro em Cannes

O filme turco «Winter Sleep», de Nuri Bilge Ceylan, venceu a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes. Xavier Dolan e Jean-Luc-Godard partilharam o Prémio do Juri, e Julianne Moore e Timothy Spall foram os atores premiados.

O filme «Winter Sleep», de Nuri Bilge Ceylan, cuja ação se centra num conjunto de personagens fechadas num hotel da Anatolia durante o Inverno, venceu hoje a Palma de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Cannes, que dedicou «aos jovens da Turquia que perderam as vidas nos últimos anos». Na cerimónia, apresentada por Lambert Wilson, «Le Meraviglie», de Alice Rohrwacher, foi distinguida com o Grande Prémio e Bennett Miller, o autor de «Capote» e «Moneyball», foi distinguido como Melhor Realizador por «Foxcatcher», um biopic sobre o campeão de «wrestling» Mark Schultz com Steve Carell, Channing Tatum e Mark Ruffalo.

Xavier Dolan, o jovem cineasta de 25 anos que nos anos anteriores dera nas vistas com «Amores Imaginários» e «Laurence para Sempre», era um dos favoritos ao prémio principal e acabou por ganhar o Prémio do Juri com «Mommy», «ax-aequo» com o veterano Jean-Luc Godard, por «Adieu au Langage».

No campo das interpretações, os premiados foram Timothy Spall como Melhor Ator pelo papel do pintor J.M.W. Turner no «biopic» de Mike Leigh «Mr. Turner», e Julianne Moore como Melhor Atriz, pelo filme sobre Hollywood «Maps to the Stars», assinado por David Cronenberg. O russo «Leviathan» ganhou o troféu de Melhor Argumento.

O Festival de Cinema de Cannes abriu no dia 14, com «Grace de Mónaco», com Nicole Kidman no papel de Grace Kelly.

No evento estreou ainda, Fora de Competição, a longa-metragem «Pontes de Sarajevo», composto por 13 curtas-metragens de realizadores europeus, entre os quais Teresa Villaverde, com o filme «Sara e sua Mãe», e Luis da Matta Almeida, com curtas sequências animadas, e ainda, na Semana da Crítica, a curta «Boa Noite Cinderela», de Carlos Conceição.

Eis a lista dos principais vencedores:

Palma de Ouro: «Winter Sleep», de Nuri Bilge Ceylan


Grande Prémio: «Le Meraviglie», de Alice Rohrwacher


Prémio do Juri: «Mommy», de Xavier Dolan, e «Adieu au Language», de Jean-Luc Godard

Melhor Realizador: Bennett Miller, por «Foxcatcher»


Melhor Argumento: Andrey Zvyagintsev e Oleg Negin, por «Leviathan»


Melhor Atriz: Julianne Moore, por «Maps to the Stars»


Melhor Ator: Timothy Spall, por «Mr. Turner»


Camera de Ouro: «Party Girl», de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis

Comentários