Artigo

Filmes com Carmen Miranda entre os preservados pelo Congresso americano

«Sinfonia dos Trópicos» apresentou a artista aos americanos. Entre os filmes escolhidos para o National Film Registry estão também obras dos irmãos Coen, Steven Spielberg e a primeira animação da Pixar.

Todos os anos, o National Film Preservation Board selecciona até 25 filmes para preservação para a posteridade na Biblioteca do Congresso norte-americano. Atualmente, há 650 filmes preservados, de 1891 a 2002.

As fitas escolhidas têm de ter mais de 10 anos e serem «cultural, historica e esteticamente relevantes», podendo compreender não só longas-metragens como também curtas-metragens, filmes experimentais, documentários ou até filmes caseiros. E serem, naturalmente, americanas.

Entre os eleitos de 2014 estão dois filmes com Carmen Miranda: «Sinfonia dos Trópicos», o filme que a apresentou pela primeira vez aos espectadores americanos; e «Sinfonia de Estrela», com um dos seus papéis mais marcantes, que inclui o famoso número com bananas gigantes «The Lady with Tutti-Frutti Hat» em que a artista usa o icónico chapéu com frutas, o maior alguma vez visto na história do cinema.

O mais antigo escolhido para preservação este ano foi «Bert Williams Lime Kiln Club Field» (1913), um filme mudo que se pensa ser o mais antigo existente com um elenco formado por atores negros, e o mais recente «13 Lakes» (2004), que literalmente capta o que se passa na paisagem de 13 diferentes lagos americanos, um sequências idênticas de 10 minutos.

O clássico «teen» dos anos 80 «O Rei dos Gazeteiros», a segunda curta de animação dos estúdios Pixar «Luxo Jr.» e o primeiro Óscar para animação por computador, visto como o ponto de viragem, ou «O Resgate do Soldado Ryan», o sexto filme de Steven Spielberg a entrar para a lista do Congresso, estão entre outras novidades.

Confira em baixo todos os selecionados.

Comentários