Artigo

Filmes de Pedro Costa e Gabriel Abrantes em Festival de Cinema de Londres

«Cavalo Dinheiro» e «Taprobana» serão exibidos no prestigiado festival com um programa que inclui mais de 250 títulos, entre eles potenciais candidatos aos Óscares.

Os filmes «Cavalo Dinheiro», de Pedro Costa, e «Taprobana», de Gabriel Abrantes, serão exibidos na próxima semana no Festival de Cinema de Londres organizado por British Film Institute e que decorre entre 8 e 19 de outubro.

Entre os mais de 250 filmes do programa deste ano, o festival contará com «Cavalo Dinheiro», a exibir a 16 e 18 de outubro. A obra valeu a Pedro Costa o prémio de melhor realizador no festival de Locarno e volta a reuni-lo com o ator não profissional Ventura.

«Taprobana», curta-metragem de Gabriel Abrantes premiada em Berlim, será exibida no dia 19 em conjunto com outros filmes. Co-produção entre Portugal, Sri Lanka e Dinamarca, é descrito como uma comédia que acompanha a lua-de-mel do poeta Luís Vaz de Camões com Ti-nan-men, uma chinesa por quem se apaixonou, no Oriente, quando escreveu «Os Lusíadas».

A 58.ª edição do British Film Institute London Film Festival fica marcada pela presença de vários filmes biográficos, entre os quais «The Imitation Game», sobre o investigador matemático Alan Turing, interpretado por Benedict Cumberbatch, visto como forte candidato aos Óscares, «Rosewater», sobre o jornalista de origem iraniana Maziar Bahari, interpretado pelo ator Gael Garcia Bernal, ou «Mr. Turner», sobre o pintor oitocentista britânico William Turner, realizado por Mike Leigh e com o ator Timothy Spall, premiado no Festival de Cannes.

A programação inclui ainda uma apresentação especial do documentário «Citizenfour», de Laura Poitras, sobre Edward Snowden, e o filme «Fúria», de David Ayer, com Brad Pitt e Shia LaBoeuf, que encerra o festival no dia 19.

Comentários