Artigo

«Força Ralph» esmaga concorrência nos Annie Awards

São considerados os Óscares da animação norte-americana e este ano acabam de dar a vitória esmagadora a «Força Ralph». Os Annie Awards são atribuídos desde 1972 e acabaram de valer cinco troféus ao último filme da Disney.

Nas categorias de Longa-Metragem de Animação dos prémios Annie referentes a 2012, «Força Ralph» acaba de ser o grande vencedor, com cinco troféus: Melhor Filme, Melhor Realizador (para Rich Moore), Melhor Banda Sonora, Melhor Argumento e Melhor Atuação Vocal ( Alan Tudyk como Rei Candy). «The Paperman», a curta que complementava «Força Ralph» no cinema, venceu o Annie referente a Melhor Curta-Metragem. Os dois filmes são considerados favoritos à vitória ao Óscar nas respetivas categorias.

Os Annie Awards são promovidos pelo ramo de Los Angeles da ASIFA - International Animated Film Association desde 1972, e são votados por profissionais, estudiosos e fãs de animação. Este ano, «Kali, o Pequeno Vampiro», da portuguesa Regina Pessoa, esteve nomeado ao Annie de Melhor Curta-Metragem.

Entre as categorias principais, destaque para os troféus para Melhor Especial de Animação, conquistado pela curta «Despicable Me: Minion Mayhem», da Illumination Entertainment, protagonizada pelos Mínimos do filme «Gru, o Maldisposto»; Melhor Produção Televisiva Pré-Escolar, para o episódio «A Tooth on the Looth» da série «Bubble Guppies», da Nickelodeon; Melhor Produção Televisiva para Crianças, para o episódio «How to Pick Your Dragon», da série «Dragons: Riders of Berk», da DreamWorks Animation (inspirada no filme «Como Treinares o Teu Dragão»); Melhor Produção para Todas as Idades, para o episódio «DC Comics Special» da série «Robot Chicken», dos Stoopid Buddy Studios, Melhor Videojogo, para «Journey», da Sony Computer Entertainment America; e Melhor Filme de Estudante, para «Head Over Heels», de Timothy Reckart.

Comentários