Artigo

«Frozen» tornou-se o filme de animação de maior sucesso de sempre

«Toy Story 3» acaba de ser deposto do pódio do filme de animação de maior sucesso de todos os tempos em receitas brutas por «Frozen - O Reino do Gelo», que acaba de arrecadar os 1.072 mil milhões de dólares em todo o mundo.

«Frozen - O Reino do Gelo», que conquistou há cerca de um mês os Óscares de Melhor Longa-Metragem de Animação e Melhor Canção Original (para o tema «Let it Go»), acaba de atingir os 1.072 mil milhões de dólares de receitas nas bilheteiras de todo o mundo, tornando-se assim o filme de animação de maior sucesso de sempre em termos de receitas brutas. O filme da Disney ultrapassou assim o anterior vencedor, «Toy Story 3», que em 2010 faturou 1.063 mil milhõers de dólares.

«Frozen», que permaneceu 16 semanas consecutivas no Top 10 de bilheteira dos EUA, algo que não sucedia desde 2002, tem acumulado recordes desde que estreou: foi o maior sucesso de sempre entre as estreias nos EUA no cobiçado fim-de-semana alargado dos Dia de Ação de Graças (93,6 milhões em cinco dias e 67,4 em três), é o maior êxito de sempre da Disney ou Pixar em 27 países fora dos EUA e é o maior êxito de sempre entre os lançamentos de cinema para download digital. Além disso, vendeu 3,2 milhões de unidades de Blu-ray e DVD no primeiro dia, tornando-se assim um dos maiores sucdessos de home-video da última década, vendeu mais de 1,6 milhões de cópias da banda sonora, com o álbum a atingir a primeira posição do Spotify por cinco vezes não consecutivas, e a canção «Let it Go» vendeu mais de 2,6 milhões de cópias.

Em Portugal, num ano muito fraco em termos de frequência de cinemas, «Frozen» foi um verdadeiro fenómeno, com mais de 500 mil bilhetes vendidos.

Os valores de bilheteira refletem os atuais preços dos bilhetes de cinema. Quando se ajustam os valores à inflação, na bilheteira dos EUA «Frozen» surge apenas na 109ª posição dos maiores êxitos de sempre, com «Branca de Neve e os Sete Anões» e os «101 Dálmatas» a serem os filmes animados mais bem sucedidos de sempre, na 10ª e 11ª posições. Os cinco filmes de maior sucesso de sempre nos EUA com valores ajustados à inflação são «E Tudo o Vento Levou», «A Guerra das Estrelas», «Música no Coração», «ET O Extraterrestre» e «Titanic».

Comentários