Artigo

George Clooney lidera elenco de estrelas em busca de obras de arte

«The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros» lança George Clooney em busca de peças roubadas durante a Segunda Guerra Mundial, à frente de um pelotão com Matt Damon, Bill Murray e Jean Dujardin. O trailer legendado está em exclusivo no SAPO.

«The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros» centra-se num pelotão aliado composto por sete diretores de museus, curadores e historiadores de arte, que têm por missão entrar na Alemanha nos tempos finais da Segunda Guerra Mundial e resgatar as obras de arte roubadas pelos nazis, devolvendo-as de seguida aos legítimos donos.

O filme tem base verídica: em 1943, o governo norte-americano criou o programa Monuments, Fine Arts, and Archives (MFAA) com o objetivo de proteger e recuperar todo o tipo de objetos culturais durante e depois da Segunda Guerra Mundial, a maioria espoliados pelos nazis. Os agentes eram especialistas em arte escolhidos pelo governo para a tarefa e tornaram-se conhecidos como Monument Men. Em 2009, Robert M. Edsel escreveu o livro «The Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thieves and the Greatest Treasure Hunt in History», que documenta a história desses resgatadores e que George Clooney leva agora ao cinema, como realizador, co-argumentista e protagonista.

A equipa de soldados que ele lidera é de luxo: Matt Damon, Bill Murray, John Goodman, Jean Dujardin, Bob Balaban e Hugh Bonneville (o protagonista da série «Downton Abbey»). Cate Blanchett interpreta a historiadora de arte francesa Rose Valland.

«The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros» tem estreia internacional agendada para 7 de fevereiro de 2014, chegando às salas portuguesas logo a 20 do mesmo mês.

Comentários