George Clooney vai juntar mais um prémio à sua carreira: o César Honorário.

A distinção, a maior atribuída em cinema pela França e que é o equivalente neste país aos Óscares, vai para "o ator mais carismático da sua geração", anunciou a organização da Academia.

Clooney "representa o glamour de Hollywood", continua o efusivo comunicado, que acrescenta que "o seu charme, humor, personalidade e ativismo estão no centro da nossa contínua e eterna admiração".

Além disso, o seu "talento deslumbrante enquanto ator, realizador, argumentista e produtor e, acima de tudo, a sua generosidade artística e espiritual" antecipam que o seu nome "vai estar para sempre inscrito no panteão dos atores lendários".

Entra as personalidades que já receberam o César Honorário estão Michael Douglas, kate Winslet, Scarlett Johansson e o realizador Quentin Tarantino.

Os César serão entregues a 24 de fevereiro. “Ela”, um "thriller" protagonizado por Isabelle Huppert, e “Frantz”, drama sentimental de François Ozon passado na Primeira Guerra Mundial, partem como favoritos, cada um com 11 nomeações.