Depois de grande oposição local e nacional, vai ser vetada a proposta de lei 757 do estado da Geórgia (EUA) que protegia os responsáveis religiosos que não aceitassem realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo e permitia que organizações de base religiosa recusassem serviços ou emprego a indivíduos que violem as suas "sinceras crenças religiosas".

O governador Nathan Deal não esperou pela data-limite de 3 de maio para colocar fim a uma iniciativa que colocou o estado debaixo de fogo e causou graves prejuízos à sua imagem.

A proposta aprovada a 16 de março em poucas horas por legisladores do estado da Geórgia mereceu a oposição da empresas como a NFL [National Football League], Apple e Coca Cola, bem como de organizações de defesa dos direitos dos homossexuais.

Em Hollywood, a proposta 757 causou choque e revolta.

Filmes como "Homem-Formiga" e "Capitão América: Guerra Civil" foram rodados na Geórgia, tal como acontece atualmente com "Guardiões da Galáxia 2", e Walt Disney e a Marvel foram os primeiros estúdios a anunciar a intenção de boicotar o estado, levando a rodagem das suas produções para outros estados.

Time Warner, Fox, Sony, The Weinstein Company, Lionsgate, MGM, Amblin, Open Road Films, NBCUniversal, CBS, Netflix, Discovery e AMC, cuja série "The Walking Dead" é filmada na Geórgia, ameaçaram fazer o mesmo ou apelaram ao veto.

A posição dos estúdios de cinema e televisão ameaçava causar um prejuízo gigantesco à economia do estado.

"Acho que não precisamos discriminar contra alguém para proteger a comunidade religiosa na Geórgia", afirmou Deal, no segundo termo do seu cargo para o qual foi eleito pelo Partido Republicano, esta segunda-feira em conferência de imprensa.

"A Geórgia é um estado acolhedor" e a proposta de lei "não reflete a personalidade do nosso estado ou das suas pessoas", acrescentou.

Vários grupos conservadores religiosos já anunciaram a intenção de levar a proposta às duas câmaras legislativas do estado, onde será necessária uma maioria de três quintos para contrariar o veto.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.