Artigo

Guillermo del Toro celebra o Dia dos Mortos com «O Livro da Vida»

Seguir o coração ou cumprir as expetativas da família? É essa a dúvida que se coloca a Manolo, o protagonista de «O Livro da Vida», um filme de animação produzido por Guillermo del Toro, cujo primeiro trailer legendado está no SAPO Cinema.

Manolo, um jovem sonhador, não hesita em ir até aos confins da Terra para conquistar o coração da sua amada Maria. Ela é a bela filha do general mais poderoso da aldeia e também é cobiçada por Joaquim, o seu melhor amigo. Só que em nome do amor à rapariga, Manolo vê-se obrigado a passar para o mundo dos mortos, ultrapassar alguns dos seus maiores medos e regressar, numa aventura épica, onde terá de negociar com deuses todo-poderosos e proteger a aldeia, numa aventura que determinará o destino de todas as almas que já partiram para o além.

«O Livro da Vida», que já foi descrito como uma espécie de «Romeu e Julieta» durante o feriado mexicano do Dia dos Mortos, é um filme de animação por computador co-produzido entre a 20th Century Fox Animation e os Reel FX Creative Studios ( «A Revolta dos Perus»). A sensibilidade mexicana do filme vem não só do produtor, Guillermo del Toro, como também do realizador, Jorge Gutierrez, um animador mexicano que ganhou prestígio como criador da série «El Tigre: The Adventures of Manny Rivera».

No elenco vocal destacam-se Channing Tatum e Zoe Saldana nos papéis principais, secundados por Diego Luna, Christina Applegate e Ron Perlman, além de Hector Elizondo, Danny Trejo e Placido Domingo, respetivamente nos papéis do pai, do avô e do bisavô de Manolo.

«O Livro da Vida» tem estreia internacional a 17 de outubro de 2014 e chega às salas portuguesas a 30 do mesmo mês.

Comentários