Artigo

Harrison Ford com ferimentos graves em acidente de avião

O ator norte-americano Harrison Ford ficou hoje ferido depois do seu pequeno avião ter caído num campo de golfe nos arredores de Los Angeles. O seu filho já confirmou que o artista se encontra fora de perigo.

O ator de 72 anos terá sofrido vários golpes profundos na cabeça e ficado a sangrar depois da queda do avião de dois lugares, adiantou a publicação, que divulgou uma fotografia do aparelho. O motivo da queda do veículo, por volta das 14h25, hora local, ter-se-á devido a uma aparente falha mecânica.

Um porta-voz dos bombeiros de Los Angeles, que não identificou Harrison, adiantou inicialmente que o piloto do aparelho, de um único motor, estava em estado crítico, embora tenha saído pelo próprio pé do avião e sido assistido por dois médicos que estavam no local. Um trabalhador do campo de golfe disse à estação norte-americana NBC que a cara do ator estava «coberta de sangue». Informações mais recentes indicam que os ferimentos seriam menos graves que o inicialmente divulgado, e que o ator estaria em condição estável.

O site de celebridades TMZ divulgou as comunicações em áudio entre Harrison Ford e o controlo de tráfego aéreo de Santa Monica, que terão acontecido momentos depois do ator ter descolado. Na gravação ouve-se Ford a comunicar uma falha no motor e a pedir autorização para uma aterragem de emergência no aeroporto.

Entretanto, o filho de Harrison Ford, Ben, deu notícias através do Twitter: «No hospital. O meu pai está bem. Amassado mas bem. Ele é mesmo o homem que todos pensam que ele é».

Ford é um piloto experiente, com muitas horas de voo em pequenos aviões e helicópteros, e já sofrera vários acidentes no passado, sem gravidade de maior.

Em junho último, Ford fraturou a perna enquanto filmava em Pinewood o novo filme da saga «Star Wars», o que levou à suspensão da produção por duas semanas.

Comentários