Artigo

«Her» é o Melhor Filme do Ano para a National Board of Review

O filme de Spike Jonze em que Joaquin Phoenix se apaixona por um sistema operativo com a voz de Scarlett Johansson ganhou os troféus de Melhor Filme e Melhor Realizador da National Board of Review.

Fundada em 1909, a National Board of Review é a mais antiga organização norte-americana a distribuir prémios anuais de cinema e é composta por cerca de 110 membros selecionados, que incluem cineastas, académicos e estudiosos da área de Nova Iorque. O grande vencedor entre as estreias de 2013 é «Her», de Spike Jonze, que triunfou como Melhor Filme e Melhor Realizador.

«Nebraska» mereceu os galardões de Melhor Ator e Melhor Ator Secundário, respetivamente para Bruce Dern e Will Forte, e Emma Thompson foi considerada Melhor Atriz pelo papel de P.L.Travers em «Saving Mr. Banks». Octavia Spencer venceu como Melhor Atriz Secundária por «Fruitvale Station - A Última Paragem», que valeu ainda o troféu de Ator Revelação a Michael B. Jordan e de Estreia na Realização a Ryan Coogler.

Após os prémios da The New York Film Critics Circle, «The Wind Rises», de Hayao Miyazaki, e «Histórias que Contamos», de Sarah Polley, voltaram a ganhar como Melhor Longa-Metragem de Animação e Melhor Documentário, o que os coloca à frente nas apostas para os Óscares nas respetivas categorias.

Eis a lista completa dos melhores de 2013 segundo a National Board of Review:

Melhor Filme: «Her»
Melhor Realizador: Spike Jonze por «Her»
Melhor Ator: Bruce Dern por «Nebraska»
Melhor Atriz: Emma Thompson por «Saving Mr. Banks»
Melhor Ator Secundário: Will Forte por «Nebraska»
Melhor Atriz Secundária: Octavia Spencer por «Fruitvale Station - A Última Paragem»
Melhor Argumento Original: Joel e Ethan Coen por «A Propósito de Llewyn Davis»
Melhor Argumento Adaptado: Terence Winter por «O Lobo de Wall Street»
Melhor Longa-Metragem de Animação: «The Wind Rises»
Ator Revelação: Michael B. Jordan por «Fruitvale Station - A Última Paragem»
Atriz Revelação: Adèle Exarchopoulos por «A Vida de Adèle»
Melhor Estreia na Realização: Ryan Coogler por «Fruitvale Station - A Última Paragem»
Melhor Filme em Língua Estrangeira: «O Passado»
Melhor Documentário: «Histórias que Contamos»
William K. Everson Film History Award: George Stevens, Jr.
Melhor Elenco: «Raptadas»
Spotlight Award: Colaboração de carreira entre Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio
Prémio NBR Freedom de Liberdade de Expressão: «Wadjda»
Prémio de Inovação Criativa: «Gravidade»
Top de Filmes (em ordem alfabética): «12 Anos Escravo», «A Propósito de Llewyn Davis», «Fruitvale Station - A Última Paragem», «Gravidade», «O Lobo de Wall Street», «Lone Survivor», «Nebraska», «Raptadas», «Saving Mr. Banks», «A Vida Secreta de Walter Mitty»
Top 5 de Filmes de Língua Estrangeira (em ordem alfabética): «A Caça», «Gloria», «O Grande Mestre», «A Hijacking», «Para Lá das Colinas»
Top 5 de Documentários (em ordem alfabética): «20 Feet from Stardom», «The Act of Killing», «After Tiller», «Casting By», «The Square»
Top 10 Filmes Independentes (em ordem alfabética): «Ain’t Them Bodies Saints», «Assassinos de Férias», «O Clube de Dallas», «Como um Trovão», «Fuga», «In a World…», «Mother of George», «Much Ado About Nothing», «Short Term 12», «The Spectacular Now»

Comentários