"Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias" e "Baywatch: Marés Vivas" estrearam no último fim de semana num número gigantesco de salas de cinema dos EUA e os resultados de bilheteira não foram animadores.

Com a ressalva que o primeiro continua a ser um grande sucesso noutros países, responsáveis nos estúdios de Hollywood estão a atribuir os maus resultados ao Rotten Tomatoes (RT), um 'site' que agrega as críticas profissionais e divide-as entre positivas e negativas para chegar a um consenso, o "Tomatometer".

Há um mês, pensava-se que o filme com Johnny Depp ia fazer entre 90 a 100 milhões de dólares em quatro dias e o da dupla Dwayne Johnson-Zac Efron cerca de 50 milhões em cinco dias, mas com a chegada do "veredito" do RT as estimativas caíram com estrondo e as receitas ficaram pelos 77 e 27,5 milhões: o quinto "Piratas das Caraíbas" teve 31% de críticas positivas e "Marés Vivas" uns desastrosos 19%.

Apesar das falhas deste sistema, ele tornou-se uma poderosa ferramenta para ajudar as pessoas a tomar decisões: se tiver 60%, o filme recebe o certificado favorável de 'fresh' , mas se for menos é considerado 'rotten' [podre] e isso pode esfriar o entusiasmo das potenciais espectadores.

O próprio Dwayne Johnson, que costuma passar mensagens positivas nas redes sociais, queixou-se que os críticos estão completamente desconectados dos gostos do público.

Nos estúdios, acredita-se que o RT está a contribuir para "diminuir o potencial negócio dos filmes de pipoca", que eram considerados "à prova dos críticos" ou seja, eram sucessos quer fossem bem ou mal recebidos. Eles acrescentam que ainda fica pior porque o maior vendedor de bilhetes, o Fandango, disponibiliza as percentagens do RT.

Durante o fim de semana, algumas fontes em Hollywood ouviram responsáveis dos estúdios ponderar fazer visionamentos de imprensa só no dia da estreia ou mesmo cancelá-los, mas também existe o receio que que isso acabe por aumentar ainda mais a desconfiança das pessoas em relação aos filmes.

Em março, o realizador Brett Ratner definiu o RT como "uma força destrutiva de Hollywood", culpando-o pelos resultados abaixo do esperado de "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça".

"Tenho tanto respeito e admiração pelas críticas cinematográficas. Quando estava a crescer, era uma verdadeira arte. E existia intelectualidade nisso. [...] Agora, é sobre um número. Um número combinado de quantos positivos e negativos. Agora é sobre 'Qual o teu resultado no Rotten Tomatoes?' E isso é triste porque o resultado do Rotten Tomatoes para o 'Batman v Super-Homem' era tão baixo [está agora nos 28%] que acho que colocou uma sombra sobre um filme que foi incrivelmente bem sucedido", comentou.

Para Ratner, o site não só é tóxico como a agregação das críticas de meios com diferente credibilidade acaba ser pouco representativo do valor de um filme.

"É simplesmente de loucos, está a prejudicar o negócio, está a levar as pessoas a não irem ver um filme. No interior da América é 'Oh, tem um resultado baixo no Rotten Tomatoes, portanto não vou ver porque deve ser uma porcaria'. Mas esse número é um agregado e um que ninguém consegue perceber exatamente o que representa e não está sempre certo. Vi alguns grandes filmes que têm resultados abismais no Rotten Tomatoes. O que é triste é que desapareceu a crítica cinematográfica. É realmente triste", concluiu.