Artigo

«Ida» recebeu prémio de melhor filme europeu

O filme polaco conseguiu mais galardões nos prémios do cinema europeu. Marion Cotillard foi considerada a melhor atriz europeia por «Dois Dias, Uma Noite».

A longa-metragem «Ida», de Pawel Pawlikowski, venceu na categoria de filme europeu do ano, melhor guião e foi também a escolha do público para melhor filme europeu, nos prémios atribuídos pela Academia Europeia de Cinema na noite de sábado em Riga, na Letónia.

Os outros nomeados eram «Force Majeure» (Suécia), «Leviathan» (Rússia), «Ninfomaníaca» (Dinamarca) e «Sono de Inverno» (Turquia).

O filme de Paweł Pawlikowski (na foto), que levou também para casa o galardão de melhor realizador, conta a história de uma jovem freira que descobre as suas raízes e é considerado um dos grandes favoritos ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A Academia Europeia decidiu entregar à francesa Marion Cotillard o galardão de melhor atriz pelo seu desempenho no filme «Dois Dias, Uma Noite», dos irmãos Jean e Luc Dardenne.

Já Timothy Spall ganhou o prémio de melhor ator europeu do ano de 2014 pelo seu trabalho em «Mr. Turner», de Mike Leigh.

O filme «La Mafia Uccide Solo d'Estate» («A Máfia Apenas Mata no Verão», em tradução literal»), de Pierfrancesco Diliberto, ganhou o prémio de melhor comédia.

«Der Banker: Master of the Universe», de Marc Bauder, venceu na categoria de melhor documentário europeu, e o «L'arte della Felicità», de Alessandro Rak, destacou-se na categoria de melhor filme animado do ano.

O filme «Taprobana», do português Gabriel Abrantes, era um dos candidatos aos Prémios Europeus de Cinema, da Academia Europeia, na categoria de curta-metragem, a par de outras 14 produções, mas o júri acabou por escolher «The Chicken», de Una Gunjak.

«Taprobana» foi exibido este ano em vários festivais internacionais e é uma ficção, em tons de comédia e de sátira, em torno do poeta Luís Vaz de Camões, deslocado no Oriente, onde se apaixona por Dinamene, uma cortesã chinesa, enquanto escreve a epopeia «Os Lusíadas».

Comentários