Artigo

IMAX 3D chega a Portugal a 20 de junho

O Centro Comercial Colombo, em Lisboa, vai receber a 20 de junho, a primeira sala de cinema IMAX DMR - Digital 3D em Portugal. O novo filme do Super-Homem e uma reposição a 3 Dimensões de «Parque Jurássico» são os primeiros filmes apresentados.

Portugal já teve uma sala de cinema IMAX em Vila Franca de Xira, que apresentava filmes criados especialmente para este formato, de ecrã gigantesco (o nome é uma condensação dos termos Image Maximum). Agora, a ZON Lusomundo Cinemas, em parceria com a IMAX, corp e a Sonae Sierra, prepara-se para abrir a primeira sala de cinema IMAX DMR - Digital 3D em Portugal, que permite já a projeção de filmes a três dimensões, e que exibirá muitos dos grandes «blocksbusters» em circuito comercial.

O arranque está previsto para 20 de junho, no Centro Colombo, onde está em construção uma sala de cinema totalmente nova no âmbito da reestruturação do complexo de salas do local.

Na semana de estreia, a nova sala de cinema IMAX exibirá uma versão recriada em exclusivo para IMAX do filme «Parque Jurássico» e logo a seguir apresentará a estreia de «Homem de Aço», o novo filme de Super-Homem realizado por Zack Snyder.

De acordo com o comunicado oficial, «o sistema IMAX DMR foi desenvolvido pela empresa canadiana IMAX Corporation e permite visualizar filmes em ecrãs muito maiores do que os sistemas digitais convencionais, proporcionando uma experiência verdadeiramente única de imersão. Com o posicionamento «IMAX is believing», a experiência proporcionada é tão real que coloca o espectador no centro da ação. Trata-se de um formato de cinema que combina tecnologia, arquitetura e sistemas patenteados, cada vez mais utilizado em blockbusters internacionais. Cada vez mais os realizadores e os estúdios de cinema usam a tecnologia IMAX® para se ligarem às audiências de uma forma única, pelo que a rede IMAX se tem tornado uma das plataformas de distribuição mais bem-sucedidas do mundo.

Atualmente a rede IMAX® possui cerca de 738 salas de cinema em 53 países do mundo (606 multiplexes comerciais, 19 destinos comerciais, e 113 salas institucionais em museus e parques temáticos). A maioria das capitais europeias já têm IMAX, a Lisboa chega agora através da ZON Lusomundo Cinemas».

Comentários