Artigo

Indiana Jones 5 vai mesmo ser feito... e já não falta muito

Uma inocente nota biográfica revelou um dos próximos grandes projetos de Hollywood.

Após vários anos de rumores, parece que «Indiana Jones 5» vai ser uma realidade. E em parte o anúncio deve-se ao homem responsável pelas imagens: o diretor de fotografia Janusz Kaminski.

Responsável pelo «look» de todos os filmes de Steven Spielberg desde «A Lista de Schindler» (1993), Kaminski juntou-se a dois colegas, Phedon Papamichael («Nebraska») e Wally Pfister («O Cavaleiro das Trevas Renasce») para apresentar uma série de seminários com vídeos «online» de ajuda a aspirantes a cineastas.

Uma casual nota biográfica numa notícia da revista Variety confirma o que inquestionavelmente será um dos grandes projetos da indústria cinematográfica:

«...Kaminski fez mais de uma dúzia de filmes com Steven Spielberg, ganhando dois Óscares ao longo da jornada. Os seus créditos incluem «A Lista de Schindler», «O Resgate do Soldado Ryan» e «O Escafandro e a Borboleta»- O seu próximo projeto é o futuro Indiana Jones 5».

Ainda que não seja atribuída nenhuma citação direta, o tom do artigo parece indicar que este foi escrito a partir de entrevistas com os três diretores responsáveis pelo seminário. A citação indica não só que «Indiana Jones» será uma realidade, como já estará agendado.

Desde 8 de setembro que Janusz Kaminski e Steven Spielberg estão a rodar o «thriller» «St. James Place» com Tom Hanks, baseado no incidente com o avião norte-americano U2 abatido sobre a União Soviética em 1960. Esse filme vai estrear a 16 de outubro de 2015.

A Disney adquiriu os direitos tanto da saga do arqueólogo como de «A Guerra das Estrelas» e em março surgiu o rumor que pretendia reinventar a primeira, substituindo Harrison Ford por um novo ator, com Bradley Cooper no topo da lista dos desejados, o que foi desmentido de imediato pelo estúdio. Pelo contrário, consta que Ford está muito interessado em voltar ao seu mais icónico personagem, que interpretou pela última vez em 2008 no mal recebido «Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal».

Comentários