Artigo

IndieLisboa abre com filme de Teresa Villaverde e fecha com Raoul Peck

O Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa começa a 3 de maio com "Colo" e terminará com o documentário "I am not your negro", de Raoul Peck.

O IndieLisboa, Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa, abrirá a 03 de maio com "Colo", de Teresa Villaverde, e encerrará com o documentário "I am not your negro", de Raoul Peck, revelou esta quinta-feira a organização.

"Colo" chega ao IndieLisboa depois de ter tido estreia mundial no festival de Cinema de Berlim, integrado na competição. A longa-metragem espelha, ainda que indiretamente, a crise financeira e os efeitos que teve na vida das pessoas, como contou a realizadora na altura à agência Lusa.

Para encerrar o 14.º IndieLisboa, a 14 de maio, a organização escolheu o documentário "I am not your negro", de Raoul Peck, a partir de uma obra inacabada de James Baldwin sobre racismo e direitos civis nos Estados Unidos.

Nomeado para os Óscares, o filme faz "uma radiografia sobre a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos", com base na história de ativistas afro-americanos como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr..

O documentário será exibido no IndieLisboa em antestreia nacional, dias antes da estreia comercial, marcada para 18 de maio.

A programação completa do IndieLisboa será revelada na terça-feira.

Já tinha sido anunciado antes retrospetivas dedicadas aos realizadores Jem Cohen e Paul Vecchiali, ambas na secção Herói Independente, e a exibição de dois documentários sobre os Oasis e os Sleaford Mods na secção "IndieMusic".

Para a secção "Director's cut" está igualmente anunciada a apresentação de "Minute bodies: The intimate world of F. Percy Smith", filme sobre o naturalista e documentarista britânico F. Percy Smith, realizado por Stuart Staples, vocalista dos Tindersticks, que estará em Lisboa.

O trabalho dos realizadores Gusztáv Hámos e Katja Pratschke vai estar em destaque na secção "Silvestre".

O IndieLisboa, Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa, decorrerá nos cinemas São Jorge e Ideal, Culturgest e Cinemateca Portuguesa e, pela primeira vez, no renovado Teatro Capitólio.

Comentários