Artigo

IndieLisboa - Filme do dia: «3X3D»

Um dos filmes mais aguardados do IndieLisboa junta Jean-Luc Godard, Peter Greenaway e Edgar Pêra num filme a três dimensões encomendado por Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.

Na cidade de Guimarães, um lugar com mais de dois mil anos, três realizadores, Jean-Luc Godard, Peter Greenaway e Edgar Pêra, exploram o 3D e a sua evolução no mundo do cinema. «Just in Time», de Greenaway, relembra a história da cidade, atravessando dois milénios ao redor do Paço dos Duques de Bragança num plano sequência de 16 minutos que segue um percurso entre a Praça da Oliveira, a igreja da Senhora da Oliveira e os claustros do Museu Alberto Sampaio. «The Three Disasters», é o vídeo-ensaio de Godard que parte de material de arquivo para se debruçar sobre a fragmentação da história e a sua intersecção com a história do cinema.

«Cinesapiens», de Pêra, é a primeira produção do país a usar o 3D; o filme explora o papel do público na experiência de ver um filme, utilizando um grupo de espectadores dentro de uma sala de cinema em Guimarães. «3X3D» é uma produção Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura que percorre a memória e nos projecta num futuro tridimensional.

«3X3D» é exibido hoje, 26 de abril, e repete a 30 de abril e a 4 de maio, sempre às 21h30 no Cinema City Campo Pequeno.

Comentários