Artigo

IndieLisboa - Filme do dia: «Finding Fela»

A estreia em Lagos, na Nigeria, do musical da Broadway sobre o cantor e compositor africano Fela Kuti, é o tema do novo documentário de Alex Gibney.

Ninguém melhor que Fela Kuti para personificar o movimento musical africano dos anos 70 e 80. Paralelamente, o multi-instrumentista, cantor e compositor associou-se ao ativismo político pós-colonial e anti-apartheid. A sua postura, os seus hábitos e consumos, bem como a sua música determinaram uma vida marcada por perseguições do repressivo regime militar nigeriano que se prolongaram até à sua morte, aos 58 anos, vítima de complicações decorrentes da SIDA.

O ressurgir do afrobeat na última década recuperou o interesse no trabalho de Fela Kuti e levou à estreia de um aclamado musical na Broadway sobre a história do lendário músico. «Finding Fela» acompanha a estreia do musical em Lagos, na Nigéria, e aproveita a ocasião para recuperar o material que serviu de base à construção do espetáculo – filmes de arquivo, depoimentos, etc. –, ao mesmo tempo que recorda a vida do músico africano, documenta a performance e a sua recepção na terra natal de Fela Kuti.

«Finding Fela» é exibido hoje, 30 de outubro, às 21:45, e repete a 3 de maio, às 18h00, sempre no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Comentários