Artigo

Instituto do Cinema e Audiovisual atribuiu 4,3 milhões de euros em apoios em 2013

O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) atribuiu cerca de 4,3 milhões de euros de apoios financeiros em 2013 a entidades ligadas ao cinema, sobretudo produtoras, segundo a lista de subsídios publicada hoje em Diário da República.

Os 4,3 milhões de euros atribuídos fazem parte de um total de 10,1 milhões de euros inscritos no calendário de apoios do ICA para 2013 e que deverão ser contratualizados este ano. A Fado Filmes, do produtor Luís Galvão Teles, foi a produtora que mais apoio financeiro recebeu em 2013, com 585.000 euros, seguida da produtora Ar de Filmes, de Alexandre Oliveira, com 510.000 euros, e a MGN Filmes, do produtor Tino Navarro, com 503.000 euros.

A Alfama Films, Leopardo Filmes e Medeia Filmes, do produtor Paulo Branco, somaram 400.000 euros de apoio financeiro do ICA, enquanto a Filmes do Tejo, de Maria João Mayer, obteve 350.000 euros.

Apesar da maior fatia dos apoios financeiros ter cabido às produtoras de cinema, o ICA atribuiu ainda subsídios a entidades como a Academia Portuguesa de Cinema, a distribuidora Alambiquue e as associações Apordoc - Associação pelo Documentário e Zero em Comportamento.

O ICA revelou hoje, na página oficial na Internet, o calendário dos 25 concursos para 2014 - publicado com vários meses de atraso -, e no qual estão inscritos 14,9 milhões de euros de apoios financeiros.

Dessa verba disponível, 2,944 milhões de euros serão afetados ao audiovisual e multimédia e 10,280 milhões de euros serão gastos no apoio à produção de cinema.

Os restantes 1,727 milhões de euros serão repartidos por programas de apoio à formação de públicos nas escolas, programas de apoio à promoção internacional do cinema português, realização de festivais e coproduções com o Brasil.

Este ano não abrirá o programa complementar de apoio à produção de cinema que, em anos anteriores, era atribuído a duas longas-metragens de realizadores já com carreira, com um total de 1,2 milhões de euros.

Comentários