Artigo

Irmãos Coen presidem ao júri do Festival de Cannes

Pela primeira vez na história do festival, duas pessoas vão estar à frente do grupo que vai decidir a Palma de Ouro.

Joel e Ethan Coen aceitaram o convite do presidente e delegado geral Pierre Lescure para presidir ao festival de Cannes.

Pela primeira vez na história do certame, cuja 68ª edição terá lugar, como é tradição, em maio, duas pessoas irão liderar o júri responsável pela atribuição da Palma de Ouro.

«Ficamos contentes por regressar a Cannes este ano», referiram em comunicado os cineastas, que estão a rodar «Hail Caesar!» com George Clooney, Christophe Lambert, Scarlett Johansson, Tilda Swinton, Josh Brolin e Channing Tatum.

«Como sempre, agradecemos a oportunidade para ver aí filmes de todo o mundo. Cannes é um festival que tem sido importante para nós desde realmente o início das nossas carreiras. Presidir ao júri é uma honra especial uma vez que nunca fomos presidentes de nada. Iremos fazer novas proclamações quando for apropriado».

Os irmãos fizeram a sua estreia em Cannes com «Arizona Junior» em 1987 e estão entre as personalidades mais distinguidas no festival: ganharam a Palma de Ouro em 1991 com «Barton Fink», o prémio de realização com «Fargo» em 1996 e «O Barbeiro» em 2001, e o Grande Prémio do Júri com «A Propósito de Llewyn Davis» em 2013.

A 68ª edição do Festival de Cannes decorre entre 13 e 24 de maio.

Comentários