Artigo

Jake Gyllenhal é o «Homem Duplicado» de José Saramago

O romance «O Homem Duplicado», de José Saramago, está prestes a chegar às salas de cinema com o título «An Enemy», numa versão assinada por Denis Villeneuve e protagonizada por Jake Gyllenhal. O primeiro trailer do filme já foi divulgado.

«An Enemy» é o título internacional da adaptação ao cinema do romance «O Homem Duplicado», de José Saramago, publicado em 2002. O realizador é o canadiano Denis Villeneuve, nomeado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro por «Incendies - A Mulher que Canta» e que tem prestes a estrear em Portugal «Raptadas», com Hugh Jackman.

O filme, co-produzido entre a Espanha e o Canadá, tem como protagonista - em papel duplicado - o ator Jake Gyllenhaal. O argumento foi adaptado por Javier Gullón e a história gira em redor de Tertuliano Máximo Afonso, um professor de História deprimido que descobre, num filme que alugou, um homem que é exatamente igual ao que ele era há cinco anos atrás, lançando-se a seguir em busca desse seu duplo. Nos papéis femininos, destacam-se Sarah Gadon, Mélanie Laurent e Isabella Rossellini.

José Saramago já teve várias obras suas adaptadas ao cinema, quase sempre em produções internacionais: «Jangada de Pedra» (2001), «Ensaio sobre a Cegueira» (2008), «Embargo» (2010), a curta-metragem «A Maior Flor do Mundo», e «José e Pilar» de Miguel Gonçalves Mendes.

«An Enemy» tem estreia internacional em dezembro de 2013.

Comentários