Artigo

Jeff Bridges: o «Dude» festeja 65 anos

Para sempre associado a «O Grande Lebowski», o ator tem uma carreira de filmes que fazem parte da grande memória do cinema.

Celebrado ator, músico e, embora mais discreto, talentoso fotógrafo das rodagens dos seus filmes, Jeff Bridges, nascido a 4 de dezembro de 1949, foi, durante décadas, considerado um «underrated actor», isto é, alguém que nos habituámos a ver a passear pelos filmes um talento que damos por garantido, sem lhe prestar o reconhecimento que merecia.

Essa imagem foi finalmente corrigida com o Óscar de Melhor Actor por «Crazy Heart« em 2009, a sua quinta nomeação, 38 anos depois da primeira, praticamente na sua estreia, por «A Última Sessão».

Membro da dinastia cinematográfica fundada pelo pai Lloyd, estrela de mais de 100 filmes de série B e também ator secundário em filmes de mais prestígio, e irmão de Beau Bridges, com quem contracenou em «Os Fabulosos Irmãos Baker» (1989), Jeff Bridges começou por papéis de jovem rebelde tão em voga nos anos 70. Tornou-se estrela de cinema, fez filmes de todos os géneros, sucessos e fracassos, alguns dos quais revolucionários e está sob os holofotes há cinco décadas, numa carreira de que vale a pena recordar os seus vários pontos altos.

Comentários