Artigo

Joaquin Phoenix apaixona-se pela voz de Scarlett Johansson em «Her»

«Uma História de Amor de Spike Jonze», título português de «Her», é um dos filmes mais elogiados de 2013, nomeado a cinco Óscares, incluindo aos de Melhor Filme e Melhor Argumento Original, para Spike Jonze.

Num futuro não muito distante, Theodore Twombly, um escritor solitário a recuperar do fim de uma relação amorosa, compra um novo sistema operativo criado para atender a todas as suas necessidades. Para sua surpresa, ele começa a desenvolver uma relação romântica com o sistema operativo, que tem uma sedutora voz feminina. Essa história de amor não convencional mistura ficção científica e romance num doce conto que explora a natureza do amor e as formas como a tecnologia nos isola e nos conecta.

«Uma História de Amor de Spike Jonze», título português de «Her», é o mais recente filme de um dos mais originais e singulares realizadores norte-americanos, Spike Jonze ( «Queres Ser John Malkovich?», «Inadaptado»), aqui a assinar o seu primeiro argumento a solo. A película, que estreia em Portugal a 13 de fevereiro, é protagonizada por Joaquin Phoenix como Theodore, à frente de um elenco que integra ainda Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde e, claro, Scarlet Johansson como o sistema operativo Samantha, de que ouvimos apenas a voz.

«Her», considerado Melhor Filme do ano pelo National Board of Review e pela Los Angeles Film Critics Association Awards (aqui empatado com «Gravidade»), está nomeado para os Óscares de Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Direção Artística, Melhor Banda Sonora original e Melhor Canção Original, para «The Moon Song», de Karen O e Spike Jonze.

Comentários