Artigo

John Malkovich filma em Lisboa «As Variações de Giacomo»

O ator norte-americano John Malkovich regressará a Lisboa para a rodagem da longa-metragem «As Variações de Giacomo», de Michael Sturminger, a partir de uma ópera sobre Giacomo Casanova, anunciou a produtora Alfama Filmes.

A rodagem acontecerá entre julho e setembro em Lisboa, com John Malkovich no papel do escritor italiano Giacomo Casanova, conhecido como libertino e pelas conquistas entre as mulheres. O ator encabeça um elenco que incluirá a atriz Veronica Ferres, os tenores Jonas Kaufmann e Topi Lehtipuu, o barítono Florian Boesch e as sopranos Anna Prohaska, Miah Persson, Barbara Hannigan e a mezzo-sporano Kate Lindsey.

Neste filme de época, do século XVIII, participará ainda a Orquestra Académica de Viena, dirigida pelo maestro Martin Haselbock. De acordo com a produtora, as gravações ocorrerão em Lisboa, em particular no Teatro Nacional de São Carlos, Palácio de Queluz e biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda.

«As Variações de Giacomo» é uma ideia do realizador e encenador austríaco Michael Sturminger e do ator John Malkovich, que já tinham trabalhado juntos na ópera «The Giacomo Variations» (na imagem) e «The Infernal Comedy».

Produzido por Paulo Branco, o filme tem co-produção da Áustria e da Alemanha. John Malkovich rodou recentemente em Portugal o filme «As Linhas de Wellington», de Valeria Sarmiento, também produzido por Paulo Branco.

Comentários