Artigo

José Manuel Costa nomeado diretor da Cinemateca enquanto decorre concurso público

José Manuel Costa, subdiretor da Cinemateca Portuguesa, foi nomeado diretor do organismo, substituindo no cargo Maria João Seixas, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

De acordo com o documento, assinado pelo secretário de Estado da Cultura, José Manuel Costa assume a direção da Cinemateca em regime de substituição, até estar terminado o concurso para o preenchimento da vaga do cargo.

José Manuel Costa substitui, assim, Maria João Seixas, que deixou a direção da Cinemateca a 30 de dezembro passado, por motivos de reforma.
No final do ano passado, Maria João Seixas anunciou publicamente que não se candidataria ao concurso público para a direção da Cinemateca, cargo que ocupada desde 2010.

No âmbito do concurso público para a direção da Cinemateca - que ainda decorre -, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) selecionou três candidatos ao cargo: José Manuel Costa, Maria Adelaide Torradinhas Rocha, que integrou a administração do Centro Cultural de Belém, e Maria Manuela dos Santos Correia, que passou pela direção do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

José Manuel Costa, 60 anos, está ligado à Cinemateca desde 1975 e assumiu pela primeira vez o cargo de subdiretor em 1996. Foi o responsável, nos anos 1980, pelo projeto e pela instalação do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), do qual foi primeiro diretor e leciona História do Cinema e Documentário na Universidade Nova de Lisboa.

José Manuel Costa presidiu ainda à Associação Projecto Lumière e à Associação das Cinematecas Europeias, organizou em 2000 os «Estados Gerais do Património Cinematográfico Europeu» e fundou e dirigiu a APORDOC, Associação pelo Documentário.

Comentários