Artigo

Juliette Binoche vai dar vida a um prémio Nobel no cinema

A atriz vai interpretar Pearl S. Buck no filme «Pearl», a filmar na China e República Checa no próximo ano.

A atriz francesa Juliette Binoche vai ser a protagonista de «Pearl», um filme sobre a vida da Prémio Novel da Literatura norte-americana Pearl S. Buck, informou a publicação Variety.

O americano Leehom Wang («Sedução, Conspiração», «Blackhat: Ameaça na Rede») e a chinesa Jing Tian (atualmente a filmar «The Great Wall» ao lado de Matt Damon) também integram o elenco do projeto financiado pela China Film Group e realizado por Roxanne Messina Captor, cujos filmes «Her Married Lover» (2000) e «A Couple of White Chicks at the Hairdresser» (2007) nunca estrearam em Portugal.

A rodagem vai decorrer em 2016 numa província perto de Xangai (China) e em Praga (República Checa), com o lendário Vilmos Zsigmond («Encontros Imediatos do 3º Grau», « O Caçador») como diretor de fotografia.

Pearl S. Buck passou metade da sua vida na China, inicialmente como missionária e depois como escritora, atividade que iniciou para ajudar a pagar as propinas da sua filha com atraso mental numa escola especial.

Em 1931, o seu romance «The Good Earth», uma descrição das duras condições dos agricultores chineses, valeu-lhe o Prémio Pulitzer. Em 1938, tornou-se a primeira mulher norte-americana a ser galardoada com o Nobel pelas suas «ricas e realmente épicas descrições das vidas dos camponeses na China e pelas suas obras-primas biográficas».

O filme irá debruçar-se sobre o período que se seguiu ao incidente na cidade de Nanquim em 1927, que lançou a guerra civil entre as forças comunistas e nacionalistas, e onde viviam muitos estrangeiros.

A família de Buck conseguiu fugir com a ajuda da família de uma empregada e recomeçou a vida em Xangai. Porém, a escritora acabou por abandonar o país em 1934 e, desgostosa com as mudanças políticas após a Segunda Guerra Mundial, nunca regressou. Faleceu em 1973 nos EUA, aos 80 anos.

Comentários