Artigo

Keanu Reeves é um dos 47 Ronin

A história real dos 47 samurais que partiram à aventura para vingar a morte do seu mestre no Japão do século XVIII volta a ser contada em cinema, desta vez num filme protagonizado por Keanu Reeves. O trailer legendado está em exclusivo no SAPO.

Kai é um samurai marginalizado, meio-japonês e meio-inglês, que se junta a um grupo de ronin (samurais sem mestre), liderado por Kuranosuke Oishi. O objetivo é a vingança de Lord Kira, que matou o senhor daqueles guerreiros e os deixou sem casa nem senhor.

«47 Ronin - A Grande Batalha Samurai» baseia-se numa história verídica muito célebre, que decorreu no Japão, no início do século XVIII, e diz respeito a 47 samurais, cujo mestre feudal foi forçado a cometer suicídio ritual por ter agredido um oficial. Para vingarem a honra do mestre, os guerreiros, agora ronin, passam um ano a planear assassinar o responsável pela morte do mestre, sabendo que, quando o conseguirem, o código de honra dos samurais os forçará também a cometer suicídio.

O filme apresenta uma versão cheia de fantasia do sucedido. O realizador é Carl Erik Rinsch e o protagonista é Keanu Reeves, à cabeça de um elenco de atores japoneses, como Hiroyuki Sanada, Kou Shibasaki e Rinko Kikuchi.

A saga foi várias vezes adaptada ao cinema. Entre as mais importantes, conta-se uma realizada pelo incontornável Kenji Mizoguchi em 1941, em duas partes, outra dirigida por Kon Ichikawa em 1994, e ainda um épico de acção e artes marciais protagonizado por Sonny Chiba e Toshiro Mifune, entitulado «Swords of Vengeance», estreado em 1978.

«47 Ronin - A Grande Batalha Samurai» tem estreia internacional a 25 de dezembro e deverá chegar a Portugal na mesma data.



Comentários