Artigo

Kino - Mostra de Cinema de Expressão Alemã cumpre dez anos

O filme "Barbara", filme do realizador Christian Petzold sobre a Alemanha pré-queda do muro de Berlim, abre na quinta-feira em Lisboa, a Kino - Mostra de Cinema de Expressão Alemã, que cumpre a décima edição.

«Barbara», que terá estreia comercial no dia 31, valeu a Christian Petzold o Urso de Prata de melhor realizador, no ano passado no festival de Berlim, por conta de uma história que remete para uma Alemanha dividida, nos anos 1980, com uma médica que, por tentar obter um visto de saída, é enviada para um hospital no interior do país.

A Mostra de Cinema de Expressão Alemã, que revela em antestreia filmes da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo exibidos em vários festivais alemães, decorrerá até 03 de fevereiro no cinema são Jorge, Nimas e Goethe Institute.

Da programação destaca-se a exibição, no dia 28, de «Pela Manhã», a estreia na realização de Joachim Schönfeld, que estará em Lisboa, ou o documentário «Gerhard Richter Painting», de Corinna Belz, sobre aquele artista plástico.

O realizador Kurt Langbein, que rodou o documentário «Grenzfalle», que acompanha o escritor austríaco Robert Menasse, também estará em Lisboa para mostrar aquele filme. Para assinalar dez anos de existência, no Kino decorrerá uma maratona de três dias de exibições (a iniciar às 09:00) com filmes de edições anteriores.

A secção dedicada aos mais novos terá filmes totalmente dedicados ao bicentenário da edição dos contos populares recolhidos pelos irmãos Grimm.

Comentários