Artigo

Lars von Trier aposta no sexo explícito em «Nymphomaniac»

Um elenco de estrelas despe-se de preconceitos naquele que pode vir a ser o filme mais polémico de Lars von Trier, «Nymphomaniac», que promete sexo explícito entre os intérpretes.

Joe ( Charlotte Gainsbourg) é uma ninfomaníaca que Seligman ( Stellan Skarsgård) encontra espancada num beco. Ele leva-a a para casa, toma conta dela e ela conta-lhe a história da vida dela, do nascimento até aos 50 anos.

Após as celeumas recorrentes numa filmografia feita de fitas como «Os Idiotas», «Antichrist» ou «Melancolia», Lars von Trier está a preparar aquele que pode vir a ser mesmo o seu filme mais polémico já que envolve sexo explícito entre os atores. O realizador já disse que faria uma versão «soft-core» e outra «hard-core», esta última com todos os atos sexuais explícitos, e a primeira, tanto quanto se sabe, com as imagens ligeiramente desfocadas nos momentos-limite. Tudo indica que, nas cenas de sexo, von Trier acrescentará digitalmente ao seu elenco os genitais de atores pornográficos nas cenas de sexo.

Além de Gainsbourg e Skarsgård, o elenco integra ainda Shia LaBeouf, Jamie Bell, Christian Slater, Connie Nielsen, Nicolas Bro, Uma Thurman, Udo Kier e Sophie Kennedy Clark, bem visíveis na nova galeria de cartazes que está a dar que falar.

Certamente não por acaso, «Nymphomaniac» tem estreia internacional agendada para 25 de dezembro de 2013, e comenta-se que a versão «hardcore» poderá ser exibida no Festival de Cannes de 2014.

Comentários