Artigo

Leiria Film Fest terá a concurso filmes de nove países

O festival dedicado a curtas-metragens acontece em Leiria na sexta-feira e no sábado.

Dezanove filmes de nove países concorrem aos prémios do Leiria Film Fest em 2017, festival dedicado a curtas-metragens que acontece em Leiria na sexta-feira e no sábado.

Dos cerca de 400 filmes candidatos, 19 foram selecionados para a competição oficial. Além de Portugal, o Leiria Film Fest conta este ano com filmes de França, Canadá, Espanha, Reino Unido, Brasil, República Checa, Alemanha e Iraque.

Este ano, o festival bateu o recorde de inscrições e recebeu candidaturas de 60 países.

Para o organizador Bruno Carnide, é de realçar ver que o festival "começa a ser cada vez mais reconhecido no estrangeiro".

Várias produtoras contactaram a organização para submeter filmes ao festival de Leiria e diversos realizadores mostraram interesse em estar no festival.

"Vários queriam vir, mesmo sem pagar deslocação. Começa a haver mais interesse pelo festival e isso nota-se", salienta Cátia Biscaia, outra das responsáveis pela organização.

As secções competitivas, dedicadas a animação, ficção e documentário, são exibidas no Teatro Miguel Franco na sexta-feira.

O sábado é reservado para sessões do Cinanima Júnior, Amnistia Internacional, CinANTROP, Cinemax e do festival "Gorée Cinema", do Senegal, além da gala de entrega de prémios.

O Leiria Film Fest atribui prémios ao Melhor Filme Leiriense, Melhor Curta-metragem de Ficção Nacional, Melhor Curta-metragem de Ficção Internacional, Melhor Curta-metragem de Animação Nacional, Melhor Curta-metragem de Animação Internacional, Melhor Curta-metragem Documental Internacional e Prémio do Público.

Comentários