Artigo

Lembra-se de Bollywood querer vir a Portugal? O resultado foi este

«Balupu» é uma comédia romântica com duas cenas musicais filmadas em Lisboa e no Algarve. O Castelo de São Jorge e o Parque das Nações foram dois dos locais escolhidos para a rodagem.



O filme representou um investimento de 150 mil euros em Portugal (o orçamento global foi de 6,5 milhões) e trouxe consigo o valor da potencial promoção do país junto de uma audiência muito vasta.

É o terceiro filme do realizador Gopichand Malineni e conta com atores populares como Ravi Teja, Shruti Haasan e Anjali.

Em abril de 2013, o secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier tinha anunciado a intenção de trazer a produção cinematográfica da Índia para Portugal.

«Na produção cinematográfica, os espanhóis estão mais avançados, através de incentivos fiscais, na presença da produção de cinema indiano em Espanha. Nós já temos, este ano, trabalho de produtores cinematográficos indianos em Portugal com filmes que vão ser desenvolvidos na região do Douro e no Alentejo», explicou na altura Jorge Barreto Xavier.

«Queremos criar plataformas de trabalho para que hoje em dia a produção cinematográfica indiana, a maior do mundo, também nos possa beneficiar. Nós só podemos ter produção de cinema em Portugal se tivermos, para lá do cinema produzido em Portugal, cinema de outros países produzido em Portugal», argumentou o secretário de Estado da Cultura.

«Bollywood», nome informal dado à indústria cinematográfica indiana (com origem em Bombaim, hoje Mumbai) é considerada a maior do mundo e trabalha em vários géneros e idiomas tendo dado origem, inclusivamente ao “hinglish”, uma mistura entre o inglês e o hindi, falado na Índia.

Comentários