Artigo

Lexus anuncia protótipo do skate voador de «Regresso ao Futuro»

O sonho de ter um «hoverboard» flutuante como o utilizado por Marty McFly em «Regresso ao Futuro II» pode estar mais perto de se tornar uma realidade.

A empresa japonesa de carros de luxo Lexus apresentou hoje um protótipo do «hoverboard», o skate voador do filme «Regresso ao Futuro II», que desliza sem tocar o solo e terá os primeiros testes em Barcelona (Espanha).

A prancha aérea funciona com uma tecnologia similar a dos comboios de levitação magnética (chamados maglev), que utilizam ímanes para evitar a fricção e ganhar velocidade, informou a marca criada pela Toyota.

Num vídeo divulgado pela empresa é possível observar um «hoverboard» flutuando, ainda que sem ninguém sobre o skate.

Ao contrário do aparelho voador utilizado por Marty McFly — o protagonista do filme interpretado por Michael J. Fox — que flutuava em qualquer lugar exceto sobre a água, o protótipo da Lexus precisa passar por pistas especiais com ímanes.

O projeto é «o exemplo perfeito das coisas assombrosas que é possível obter combinando tecnologia, design e imaginação», disse Mark Templin, o vice-presidente executivo da Lexus International.

Os testes do protótipo acontecerão em Barcelona nas próximas semanas, segundo a empresa.

No ano passado, uma equipa americana anunciou que estava a trabalhar na produção de um «hoverboard», um projeto com financiamento coletivo («crowdfunding»).

O Japão é um dos países com mais conhecimento da tecnologia de levitação magnética, que usa ímanes carregados com energia elétrica para impulsionar os veículos.

Em abril, um comboio maglev japonês, que flutua 10 centímetros acima do solo, bateu um recorde mundial de velocidade ao alcançar 600 km/h.

Segundo a agência Bloomberg News, a Toyota também estaria a trabalhar em protótipos de carros «voadores» que usariam esta tecnologia.

Comentários