Artigo

«Lincoln» lidera nomeações aos Globos de Ouro

Com sete nomeações, a biografia de Abraham Lincoln realizada por Steven Spielberg lidera a corrida aos Globos de Ouro, seguida por «Django Libertado» e «Argo». «Homeland» é a série de televisão mais nomeada.

«Lincoln», o novo filme de Steven Spielberg parte à frente na corrida aos Globos de Ouro, atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira sedeada em Hollywood, com sete nomeações, incluindo as de Melhor Filme e Realizador na área de Drama, além das já expectáveis designações nas categorias de interpretação para Daniel Day-Lewis, Sally Field e Tommy Lee Jones.

Empatadas em segundo lugar com cinco nomeações estão «Argo», de Ben Affleck, e «Django Libertado», de Quentin Tarantino. «A Vida de Pi», de Ang Lee, e «00:30 Hora Negra», de Kathryn Bigelow, juntam-se as estes três na categoria de Melhor Filme - Drama.

Nomeados para Melhor Comédia ou Musical estão «O Exótico Hotel Marigold», «Os Miseráveis», «Moonrise Kingdom», «A Pesca do Salmão no Iémen» e «Guia para um Final Feliz».

A lutar com Day-Lewis (no papel de Abraham Lincoln) na corrida para Melhor Ator em filme dramático estão Richard Gere por «Arbitrage - A Fraude», John Hawkes por «Seis Sessões», Denzel Washington por «Decisão de Risco» e Joaquin Phoenix por «O Mentor», um filme aguardado com muita expectativa mas que começa já a ser afastado das categorias principais nos principais prémios da temporada.

Ainda na área do Drama, na categoria de Melhor Atriz, a disputa far-se-á entre Jessica Chastain por «00:30 Hora Negra», Marion Cotillard pelo filme francês «De Rouille et d'Os», Helen Mirren por «Hitchcock», Naomi Watts por «O Impossível», e Rachel Weisz por «The Deep Blue Sea».

Nas categorias de Comédia, os nomeados a Melhor Ator são Jack Black por «Morre... e Deixa-me em Paz», Bradley Cooper por «Guia para um Final Feliz», Hugh Jackman por «Os Miseráveis», Ewan McGregor por «A Pesca do Salmão no Iémen» e Bill Murray por «Hyde Park on Hudson». Como Melhor Atriz, a corrida está aberta entre Emily Blunt por «A Pesca do Salmão no Iémen», Judi Dench por «O Exótico Hotel Marigold», Jennifer Lawrence por «Guia para um Final Feliz», Maggie Smith por «Quartet» e Meryl Streep por «Terapia a Dois».

Nas categorias de televisão, a série mais nomeada é a segunda temporada de «Homeland - Segurança Nacional» e o telefilme «Game Change», o biopic de Sarah palin protagonizado por Julianne Moore.

A cerimónia de entrega dos Globos de Ouro vai ser apresentada a 13 de janeiro de 2013 por duas veteranas do Saturday Night Live, Tina Fey e Amy Poehler.

Veja aqui a lista completa de nomeados

Comentários