Artigo

Lisbon & Estoril Film Festival acolhe encontro sobre vigilância e media

Julian Assange e Edward Snowden são alguns dos oradores que vai ter lugar no Centro Cultural de Belém e no Centro de Congressos do Estoril.

Vigilância, media, espionagem são os temas de um encontro que decorre entre sexta-feira e domingo no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival e que contará, no domingo, com a presença do fundador do Wikileaks, Julian Assange, por videoconferência.

O encontro, intitulado «Ficção e realidade: Para além do Big Brother», decorrerá no Centro Cultural de Belém e no Centro de Congressos do Estoril, no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival.

O ensaísta francês Edgar Morin, inicialmente convidado, não poderá estar presente, segundo a organização.

Entre os oradores estão várias pessoas que se relacionam com duas figuras que, nos últimos anos, têm estado na berlinda quando se fala em informação, segurança nacional, espionagem, proteção de dados: Julian Assange, fundador do Wikileaks, e Edward Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA).

Julian Assange deverá participar no domingo no simpósio, através de videoconferência, a partir da embaixada do Equador, em Londres, onde está exilado há mais de dois anos.

Presentes em Lisboa e no Estoril estarão, por exemplo, a advogada australiana Jennifer Robinson, que faz parte da equipa legal defensora de Julian Assange e a realizadora norte-americana Laura Poitras, uma das três pessoas que, em 2013, recebeu de Edward Snowden os documentos secretos da agência nacional de segurança dos Estados Unidos (NSA).

A elas junta-se ainda o norte-americano Jacob Appelbaum, especialista em informática (é descrito como um «pirata informático»),que também ajudou a divulgar documentos da NSA.

O MEO Kanal e o SAPO Vídeos asseguram a transmissão em direto: MEO Kanal 518800.

A oitava edição do Lisbon & Estoril Film Festival começou a 7 de novembro e termina no domingo.

Acompanhe em:

Comentários