Artigo

Lisbon & Estoril Film Festival: Filme do dia: «Mr. Turner»

A vida do grande e excêntrico pintor J. M. W. Turner num filme de Mike Leigh com uma grande interpretação de Timothy Spall.

«Mr Turner» explora o último quarto de século da vida do grande e excêntrico pintor J. M. W. Turner (1775 – 1851), interpretado por Timothy Spall. Profundamente afetado pela morte do seu pai, amado por uma mulher a dias que ele tem por garantida e a quem ocasionalmente explora sexualmente, forma uma relação próxima com uma senhoria de uma região costeira com quem acaba por ir viver incógnito em Chelsea, onde morrerá.

Entretanto, viaja, pinta, convive com a aristocracia rural, visita bordéis, é um membro popular ainda que anárquico da Royal Academy of Arts, ata-se ao mastro de um navio para poder pintar uma tempestade de neve, e é simultaneamente celebrado e odiado pelo público e pela realeza.

«Mr. Turner», realizado por Mike Leigh, valeu o prémio de melhor ator no festival de Cannes a Timothy Spall. É exibido hoje, 12 de novembro, às 22h00, no Centro de Congressos do Estoril.

Comentários