Artigo

Lisbon & Estoril Film Festival: Filme do dia: «Phoenix»

Christian Petzold, realizador de «Yella» e «Bárbara», apresenta a história de uma peculiar relação pós-II guerra Mundial.

Nelly Lenz (Nina Hoss) é uma sobrevivente de um campo de concentração e ficou seriamente desfigurada. Lene Winter (Nina Kunzendorf), que trabalha para uma agência judaica, leva-a para Berlim. Após a cirurgia de reconstrução, Nelly inicia a procura do seu marido Johnny (Ronald Zehrfeld). Quando finalmente o encontra, este não a reconhece.

Ainda assim, ele aborda-a com uma proposta. Uma vez que ela se parece com a sua mulher, que ele acredita estar morta, pede-lhe que esta o ajude a reclamar a considerável fortuna que ela deixou. Nelly concorda, e torna-se a sua própria «doppelgänger» – ela precisa de saber se Johnny alguma vez a amou, ou se a traiu.

Nelly quer a sua vida de volta. Quanto mais semelhanças com a sua outra parte ela revela, mais desesperada e confusa a relação se torna. Será que Johnny irá confessar o seu amor? Ou a sua culpa?

«Phoenix», de Christian Petzold, apresentado na seleção oficial em competição, é exibido hoje, 13 de novembro, às 21h45, no Cinema Monumental em Lisboa, e repete amanhã no Centro de Congressos do Estoril às 15h00.

Comentários