Artigo

Lisbon & Estoril Film Festival: Filme do dia: «Vénus de Vison»

O mais recente filme de Roman Polanski abre oficialmente a sétima edição do Lisbon & Estoril Film Festival. Sexo, sedução e sado-masoquismo são componentes essenciais desta adaptação poderosa da peça de David Ives.

Sozinho num teatro parisiense após um dia de audições a actrizes para a peça que está prestes a encenar, Thomas (Mathieu Amalric) lamenta ao telefone o fraco desempenho das candidatas. Ninguém tem a dimensão necessária para assumir o papel principal, e prepara-se para sair quando Vanda (Emmanuelle Seigner) surge, verdadeiro turbilhão de energia e tão desenfreada como atrevida. Vanda incorpora tudo o que Thomas odeia. Ela é vulgar, insensata, e irá parar diante de nada para conseguir o papel.

«Vénus de Vison», cujo elenco integra apenas dois atores, Mathieu Amalric e Emmanuelle Seigner, é adaptado da peça de David Ives, por sua vez inspirada no romance do austríaco Leopold von Sacher-Masoch.

O filme, realizado por Roman Polanski, é exibido hoje, 8 de novembro, à meia-noite, no Centro de Congressos do Estoril, e repete amanhã, 9 de novembro, às 22h15, no Cinema Monumental, em Lisboa.



Comentários