Artigo

Lisbon & Estoril Film Festival revela primeiros espetáculos

Yasmine Hamdan, Sophie Auster, o pianista Piotr Anderszewski e a coreógrafa Blanca Li são os quatro nomes confirmados na agenda de espetáculos do Lisbon & Estoril Festival, que vai decorrer entre 8 e 18 de novembro.

Nem só de cinema vive o Lisbon & Estoril Film Festival, que decorre entre 8 e 18 de novembro. A organização acaba de revelar os quatro espetáculos que vão marcar a agenda do certame este ano: um concerto de Yasmine Hamdan, um outro de Sophie Auster, um concerto do pianista Piotr Anderszewski e ainda o espetáculo «Robot!» (na imagem), que celebra os 20 anos da companhia de dança da coreógrafa Blanca Li.

A música de Yasmine Hamdan reflecte o nomadismo da sua vida. Nasceu no Líbano, passou por Abu Dhabi, Grécia ou Kuwait, e actualmente vive em Paris. Em 2002 a sua música fez parte da banda sonora do filme «Intervenção Divina», de Elia Suleiman. Este ano a sua música «Hal» é o tema principal do filme «Only Lovers Left Alive», de Jim Jarmusch. A canção faz parte do novo álbum de Yasmine, «Ya Nass», onde se conjugam as raízes da música árabe e o universo folk. Será este o disco em destaque no concerto a decorrer a 11 de novembro, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB).

Sophie Auster deixou de ser, há muito tempo, apenas a filha dos escritores Paul Auster e Siri Hustvedt. Com dois trabalhos bem recebidos pela crítica, que a comparou a Fiona Apple e a Gillian Welch, Sophie Auster já é um valor seguro da música actual, a par de uma carreira cinematográfica sólida. No Espaço Nimas, a 14 de novembro, Auster vai apresentar o EP «Red Weather», que lançou no final do ano passado, num espectáculo integrado na sua digressão europeia.

Por seu turno, Piotr Anderszewski é um dos mais extraordinários pianistas da sua geração, e já recebeu inúmeros prémios e galardões, como o Gilmore, que distingue, de quatro em quatro anos, os pianistas mais talentosos. No Lisbon & Estoril Film Festival Anderszweski vai interpretar obras de Szymanowsk, Janacék e Schumann, acompanhado pela cantora Iwona Sobotka e pela violinista Dorota Anderszewska. O espectáculo, a decorrer no CCB a 16 de novembro, será dirigido por um dos maiores maestros internacionais Diego Masson, que já foi diretor musical da Ópera de Marselha, e já dirigiu a Orquestra Sinfónica da BBC, a Sinfonietta de Londres, a Nash Ensemble, a Orquestra Sinfónica de Berlim ou a Orquestra Filarmónica da Rádio France.

Finalmente, no encerramento do festival, a 18 de novembro e também no CCB, poderá ser visto o espetáculo Robot!, de Blanca li, que já colaborou com nomes como Beyoncé, Pedro Almodóvar e Daft Punk. Além de coreógrafa, Li é também realizadora, dançarina e atriz. Transpõe barreiras de estilos e fronteiras artísticas. No cinema concebeu a hilariante dança dos assistentes de bordo de «Os Amantes Passageiros», de Almodóvar. Nos videoclips concebeu a coreografia do icónico «Around the World», dos Daft Punk. Na moda deu vida às campanhas da Longchamp, Stella McCartney e H&M. «Robot!» é um testemunho da relação cada vez mais dependente dos humanos face às máquinas.

Os bilhetes para os concertos no Centro Cultural de Belém já estão à venda nas bilheteiras do CCB e na Ticketline. Os bilhetes para o concerto de Sophie Auster no Espaço Nimas vão estar disponíveis a partir de 21 de Ooutubro nas bilheteiras do Cinema Monumental e Espaço Nimas e também na Ticketline.

Comentários