Dois stormtroopers e o próprio R2-D2 fizeram uma aparição na sala de imprensa da Casa Branca na sexta-feira, dia da estreia oficial de "Star Wars: O Despertar da Força".

As personagens de "Star Wars" surpreenderam os jornalistas ao acompanhar o porta-voz Josh Earnest para tirarem algumas fotografias e este não resistiu a comentar que os presentes na sala tinham de admitir que aquilo era "bastante cool".

Pouco tempo antes, o presidente dos EUA Barack Obama concluíra a sua última conferência de imprensa do ano, que começou com referências ao filme.

"Claramente, este [a conferência] não é o evento mais importante a ter lugar hoje na Casa Branca. Existe a seguir um visionamento de 'Star Wars' para as famílias e crianças Gold Star [organização de familiares de combatentes que morreram na guerra do Iraque], portanto vou tentar ser relativamente sucinto."

Este acontecimento reflete a loucura que tomou conta dos países onde "O Despertar da Força" estreou por estes dias, mas que está a atingir níveis incríveis nos EUA.

As mais recentes projeções indicam que o filme terá feito entre 125 e 127 milhões de dólares só no primeiro dia de estreia, arrasando os 91,07 alcançados por "Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2" em 2011.

Acredita-se que a receita dos primeiros três dias estará entre os 251 e 255 milhões, ultrapassando o recorde dos 208,8 milhões estabelecido por "Mundo Jurássico" no verão.

Para colocar em perspetiva, se esta estimativa se concretizar, significa que "O Despertar da Força" terá feito em três dias tanto como os dois últimos filmes da saga "O Hobbit", também lançados em dezembro, durante toda a sua carreira comercial.